PROGRAMAÇÃO DOS CURSOS PARALELOS

QUINTA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2021

08:00 / 12:00 – Curso 1

ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA

Dra. Mercedes Alves e Dr. Renato Ferreira de Araújo

Objetivo do Curso: Abordar e discutir tópicos básicos sobre a técnica de estimulação magnética transcraniana, enquanto tratamento biológico em franco desenvolvimento com projeção internacional e nacional.

O módulo teórico, oferecido na AMMG, abre a perspectiva de aprofundamento do conhecimento e manejo dos equipamentos através da prática (oferecida nas Clínicas nomeadas, a escolha do aluno, com supervisão específica dos especialistas).

Programa Teórico

08:00 / 09:45h - Dr. Renato Ferreira de Araújo

Definição / Histórico / Histórico no Brasil / Indicações neurológicas / Indicações Psiquiátricas / Indicações por restrições medicamentosas / Contraindicações / Princípios básicos / Medidas de excitabilidade cerebral (potencial motor evocado, período silente e limiar motor) / Homúnculo de Penfield / Abrangência da área estimulada

10:15h/ 12:00h - Dra. Mercedes Alves

Bobinas: focalidade e profundidade / Mecanismo de ação / Método / Planejamento de tratamento / Parâmetros de estimulação / Protocolos / Consentimento livre e esclarecido / Localização do Hot Spot / Técnica / Número de aplicações / Comparação da EMT com a ECT / Equipamentos / Conclusões

Casos clínicos - Dra. Mercedes Alves e Dr. Renato Ferreira de Araújo

OBSERVAÇÕES:

1: A prática do curso será oferecida na Stimulus - Clínica de Estimulação Cerebral (Dra Mercêdes Alves), localizada no Lifecenter - sala 503, telefone 31-3284-7747 ou na Clínica Mangabeiras (Dr. Renato Ferreira de Araújo), localizada à Av. Bandeirantes 1929, telefone 31- 3225-4622)

2: Será fornecido Certificado de conclusão do Curso pela Associação Brasileira de Estimulação Cerebral (ABECer) em parceria com a Associação Mineira de Psiquiatria que promove a XXIII Jornada Mineira de Psiquiatria - 2021

 

 

 

 

 

 

08:00 / 12:00 – Curso 2

NEUROBIOLOGIA DAS PRINCIPAIS DEMÊNCIAS EM IDOSOS

Ementa: Atualizar os conceitos relativos às bases biológicas das principais demências em idosos: Demência da Doença de Alzheimer, Demência Vascular, Demência com Corpos de Lewy e Demência Frontotemporal. O conhecimento dos mecanismos fisiopatológicos destas demências é o fundamento para compreender a complexa interação de fatores de risco biológicos com os fatores psicológicos e sociais, permeados pela epigenética e exposição a riscos ambientais. Estes conhecimentos também são importantes para compreender os possíveis alvos de novas terapias, especialmente, aquelas com características modificadoras de doença. Com processo de aprovação pelo FDA da primeira droga com este potencial para a Doença de Alzheimer, o clínico necessitará cada vez mais destes conhecimentos para uma melhor decisão baseadas em evidências.

Objetivo do Curso: Capacitar profissionais que atendam idosos com queixas cognitivas e ou alterações de regulação emocional ou do comportamento com início na terceira idade.

Programação:

08:00 / 08:50h - NEUROPATOLOGIA

Dr. Bernardo Viana

08:50 / 09:40h - BIOMARCADORES

Dra. Érika Hansen

09:40 / 10:00h – Intervalo

10:00 / 10:50h – GENÉTICA

Professora Maria Aparecida Bicalho

10:50 / 11:40h – TERAPIAS COM POTENCIAL MODIFICADOR DE DOENÇA

Professor Bernardo Viana

11:40 / 12:00h -  DISCUSSÃO

 

 

Realização

Parceiros

Apoio

Patrocínio

Organização

(31) 99884-9899
psiquiatria@consulteventos.com.br